Instituição

Apresentação

Descrição

A missão da FAT é “formar pessoas capacitadas e conscientes de sua responsabilidade social, através de um processo educativo que desenvolva atitudes e valores orientados para a cidadania, bem como habilidades e competências que definam uma real integração com o mercado, visando contribuir com o desenvolvimento humano e social”.

Missão

A missão da FAT é “formar pessoas capacitadas e conscientes de sua responsabilidade social, através de um processo educativo que desenvolva atitudes e valores orientados para a cidadania, bem como habilidades e competências que definam uma real integração com o mercado, visando contribuir com o desenvolvimento humano e social”.

Visão

A FAT quer ser referência em ensino nas modalidades em que atua destacando-se por suas ações, práticas e metodologias de ensino.

Valores

Comprometimento
Proatividade
Entusiasmo
Entrega
Responsabilidade

Avaliação Institucional

A FAT, preocupada e comprometida com a qualidade da educação a ser oferecida, desenvolve um sistema de avaliação institucional, englobando estrutura, docentes, discentes, pessoal técnico-administrativo, tecnologias e serviços, o qual foi aperfeiçoado e adaptado aos novos critérios previstos no SINAES.

A FAT entende que a avaliação é um processo de conhecimento e auto-avaliação crítica das dimensões do ensino, pesquisa, extensão e gestão, que objetiva a melhoria contínua de todos os seus processos.
Para a instituição, o sistema de avaliação institucional visa a atender às exigências do ensino superior contemporâneo de: aplicar um processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho; dispor de uma ferramenta para o planejamento da gestão universitária; ter um processo sistemático de prestação de contas à sociedade.

O sistema de avaliação permite à FAT obter dados concretos que revelem suas potencialidades e limites, bem como, encontrar mecanismos capazes de indicar as diretrizes e ações estratégicas que conduzam a um modelo de gestão planejado e comprometido com a modernidade da educação superior. Ainda, tal avaliação contribui para que a FAT aperfeiçoe sua estrutura didático-político-pedagógico, reflita sobre o seu papel na comunidade regional como disseminadora e promotora do conhecimento e da formação do cidadão/profissional, e comprometa-se ainda mais com o desenvolvimento regional sustentável.


Histórico

A FAT é mantida pelo Instituto de Educação Tapejara. O histórico da mantenedora é recente, uma vez que o Instituto de Educação Tapejara assumiu a mantença da FAT em 2015, entretanto, a efetivação da troca da mantença ocorre através da Portaria nº. 945, de 29 de agosto de 2017.

O Instituto é formado por um grupo de sócios investidores conscientes da importância da educação e comprometidos com a formação oferecida aos seus alunos nos diversos níveis de ensino em que atua. O Instituto vem atuando na gestão da instituição de maneira a buscar maior profissionalismo e qualidade no serviço prestado, promovendo um ambiente organizacional propício à promoção de iniciativas pedagógicas que contribuam de forma significativa com desenvolvimento de alunos, professores e colaboradores.

O Instituto de Educação Tapejara trabalha respaldado pelo histórico das mantenedoras antecessoras. Antes da troca da mantença a instituição era mantida pela Legião da Cruz de Erechim, que atua na área educacional desde 1929, através do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco de Erechim/RS. Hoje, este atua na Educação Básica e Pós-Médio, um trabalho reconhecido pela comunidade, o qual propiciou a implantação do Ensino Superior com a permanência dos mesmos padrões de qualidade.

A história do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco se inicia com as instalações em uma casa de madeira, com atividades de uma escola em nível de pré-primário. Em 1º de agosto de 1929, o reverendo Tapejara fundou a Escola Paroquial, com a finalidade de ministrar o ensino primário. Iniciou com a matrícula de seis (6) alunos.

Em fevereiro de 1944, foi criada a Escola Rural Duque de Caxias, Ensino Primário, junto ao distrito de Balisa (município de Gaurama), que na época pertencia a Erechim.

Em 5 de março de 1951, após grandes debates e campanhas, sob a direção do reverendo Lauro Borba da Silva, foi criada a “Aula do Pequeno Operário”. Funcionando no turno da noite, teve grande êxito e oportunizou escolaridade aos operários que trabalhavam durante o dia no comércio e na indústria local. 

No ano seguinte, em 1º de junho de l952, conforme portaria nº. 707 do Ministério de Educação e Cultura foi criado o curso Técnico em Contabilidade, pioneiro na região.

Somente em 12 de julho de 1953 é que a mantenedora foi criada, denominando-se Legião da Cruz de Erechim, uma sociedade de cunho filantrópico, foi organizada com a finalidade de manter e ampliar as obras educacionais do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, ocasião em que como mantenedora contribuiu para o crescimento e extensão da Escola, e as obras assistenciais da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Em 8 de março de 1954, a Legião da Cruz de Erechim adquire personalidade jurídica e, em 6 de junho do mesmo ano, foi reconhecida como Utilidade Pública, por Decreto Municipal.

A portaria Nº. 244 de 9 de março de 1954, do Ministério de Educação e Cultura, criou o curso Comercial Básico, este correspondendo ao 1º grau.

Em setembro de 1954, foi lançada pela Legião da Cruz de Erechim a pedra fundamental da construção de novo prédio para o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco.

Em 6 de junho de 1960, sob a direção do reverendo Hugo Klieniann, foi criado o Lar das Meninas, fundado com o objetivo de atender as meninas abandonadas, proporcionando também a instrução do Curso Primário.

Em 1968, foi inaugurado o novo prédio em alvenaria, localizado na avenida Sete de Setembro, local onde permanece até os dias de hoje.

Em 1970, sob a direção do reverendo Walter Dias Teixeira, foi implantado o curso Técnico de Secretariado, único e pioneiro na região.

De 1973 a 1979, pela dinâmica educacional implantada no país através da Lei 5692/71, o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, passa a integrar o Centro Escolar da Intercomplementariedade de Erechim (CEIE), oferecendo as disciplinas de formação Especial para as habilitações do ramo comercial, e com a educação geral no Colégio Estadual Professor Mantovani.

De 1977 a 1980, o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, atendeu na extensão da itercomplementariedade, atuando nas áreas técnicas das Escolas Estaduais nos Municípios de Jacutinga, Erval Grande e São Valentim.

Em 1989, assume a direção do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco o professor Valério Schillo. Na época, a escola oferecia somente o curso Técnico em Contabilidade no turno da noite. Além disso, a escola atravessava uma série crise financeira.

Procurando levar adiante o histórico trabalho da Instituição na área da educação, em 1992, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação o funcionamento do curso de Ensino Médio, nos turnos diurno e noturno. Em 1994 foi criado o curso Técnico em Informática, de Nível Médio e, em 1998, foi criado o curso Técnico em Eletrônica, também de Nível Médio. Ambos eram oferecidos nos turnos diurno e noturno.

Em vista dos novos cursos criados, do aumento do número de alunos matriculados e com intuito de proporcionar à Instituição um novo sistema de gestão e otimizar o ensino, a Escola aderiu ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), em outubro de 1996.

Em 2000, o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco assumiu a administração do Instituto Anglicano Mélanie Granier da cidade de Bagé/RS. Nesta escola, procurou-se implantar um novo sistema de gestão, adequado à filosofia da Mantenedora e seguindo os mesmos padrões de qualidade desenvolvidos no Instituto em Erechim.

Em 2001, foram criados no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco os Cursos Técnicos de nível pós-médio nas seguintes áreas: Judiciário; Gestão Empresarial; Turismo; Publicidade e Propaganda. Ainda neste ano, a mantenedora, tendo na direção da escola o Professor Valério Schillo, efetuou a construção de um novo prédio, inaugurado em 22 de junho do mesmo ano, para funcionamento do nível de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.

Também em 2001, foi adquirida uma área de 25 mil metros quadrados com lagos, riachos, cascatas e árvores nativas, onde a natureza é preservada, com o objetivo de educar os alunos na preservação e no respeito ao meio ambiente. Este local foi denominado Centro de Educação Ambiental.

Em 2002, foi criado o Curso Técnico em Segurança do Trabalho – da área da saúde, de Nível Pós-Médio.

Em 2004 a mantenedora assume, em parceria com a Congregação das Irmãs Vicentinas de Curitiba-PR, a escola Cristo Rei, em Barão de Cotegipe-RS.

Em 2006 a mantenedora assume a Escola Medianeira Notre Dame, em Tapejara-RS, a pedido da comunidade daquele município. Em 2008 a unidade de Tapejara passa a oferecer também cursos no Ensino Superior através da FAT – Faculdade Anglicana de Tapejara.

A Legião da Cruz de Erechim respondeu pela mantença até a Portaria de alteração da mantença, passando ao Instituto de Educação Tapejara o compromisso em seguir gerindo a instituição.

Corpo Técnico

Cezar Volnei Mauss

Cezar Volnei Mauss

Diretor Financeiro

Leonardo Caumo Biasotto

Leonardo Caumo Biasotto

Coordenador dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial

Daniel Santos

Daniel Santos

Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Mônica Favaretto

Mônica Favaretto

Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem

Andressa Teichmann

Andressa Teichmann

Coordenadora Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Laryane Schaeffer

Laryane Schaeffer

Coordenadora Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Deisy Nara Machado de Moraes

Deisy Nara Machado de Moraes

Gestora de Polo Ead Unicesumar

Cleidia Savaris

Cleidia Savaris

Supervisora Escolar e Acadêmica

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