Alunos exploram conceitos de luz e materiais em atividade prática conduzida pela professora Dani
Em uma atividade interativa e lúdica, os alunos aprenderam sobre os diferentes tipos de materiais e como eles interagem com a luz, sob a orientação da professora Dani. A aula abordou conceitos de ciência de maneira prática, ensinando às crianças que os materiais podem ser classificados como opacos, transparentes ou translúcidos, dependendo de sua capacidade de bloquear ou permitir a passagem de luz.
Durante a atividade, as crianças puderam experimentar a formação de sombras ao colocar objetos opacos entre uma fonte de luz e uma superfície, como o chão ou a parede. Usando as próprias mãos, elas criaram sombras divertidas, explorando a relação entre luz, objetos e projeção de sombras.
"A prática ajuda os alunos a entenderem de maneira mais concreta como a luz se comporta em diferentes situações e como os materiais afetam esse comportamento", explicou a professora Dani. Segundo ela, atividades assim incentivam o aprendizado ativo, tornando conceitos abstratos mais acessíveis e divertidos para as crianças.
A atividade não apenas reforçou o conhecimento científico, mas também estimulou a curiosidade e a criatividade dos alunos, que se divertiram enquanto aprendiam sobre um dos fenômenos fundamentais da física.