Alunos do 4º ano criam sistema para embaralhar e lançar dados em aula de Pensamento Computacional
A professora Erica conduziu uma atividade empolgante com os alunos do 4º ano durante a aula de Pensamento Computacional. O desafio proposto foi a criação de um sistema eletrônico-mecânico capaz de embaralhar e lançar dados, proporcionando uma experiência prática e envolvente para os estudantes.
Os alunos, divididos em equipes, utilizaram littleBits, componentes eletrônicos modulares que se encaixam com pequenos ímãs, para desenvolverem seus protótipos. O uso dos littleBits facilitou a montagem dos circuitos e permitiu uma compreensão mais profunda dos conceitos de eletrônica e mecânica de forma lúdica e interativa.
A atividade, além de estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, também reforçou a importância do trabalho em equipe e da colaboração entre os alunos. Cada grupo apresentou soluções únicas e inovadoras, demonstrando habilidades avançadas para a faixa etária.
"A experiência foi incrível. Ver a empolgação e o engajamento dos alunos ao enfrentarem esse desafio mostra o potencial que o Pensamento Computacional tem em desenvolver habilidades essenciais para o futuro," afirmou a professora Erica.
A iniciativa é parte de um esforço contínuo para integrar tecnologia e educação, preparando os alunos para um mundo cada vez mais digital e interconectado. A atividade foi um sucesso, e os alunos saíram da aula não apenas com novos conhecimentos, mas também com a satisfação de terem criado algo inovador com suas próprias mãos.