Alunos do 3º Ano Criam Instrumentos Digitais em Aula de Pensamento Computacional
Na aula de Pensamento Computacional ministrada pela professora Érica, os alunos das turmas 3º A e 3º B embarcaram em um projeto criativo e inovador: a construção de violões Makers digitais. A atividade uniu conceitos de música, tecnologia e ciência, explorando a relação entre sons e cores, além de estimular o aprendizado prático e a criatividade.
Durante a aula, os estudantes aprenderam que, assim como as cores nos estimulam visualmente, os sons musicais também despertam emoções, e existe uma relação entre as notas musicais e o espectro visível de cores. Com base nesse conceito, no projeto *"Instrumento Digital"*, eles foram desafiados a construir violões de cordas "temperados" – instrumentos que emitem notas específicas sem desafinar – usando materiais simples, como caixas de leite e papel alumínio.
A programação dos sons digitais foi feita na plataforma Scratch, permitindo que cada violão emitisse as notas desejadas de forma precisa. "Foi incrível ver a criatividade deles na construção e como a tecnologia possibilitou um aprendizado tão dinâmico", comentou a professora Érica.
Essa abordagem Maker não só reforça os conteúdos aprendidos em sala, como também promove habilidades essenciais para o futuro, como pensamento crítico, resolução de problemas e programação.