Notícias

Alunos do 3º Ano Criam Instrumentos Digitais em Aula de Pensamento Computacional

Alunos do 3º Ano Criam Instrumentos Digitais em Aula de Pensamento Computacional

Na aula de Pensamento Computacional ministrada pela professora Érica, os alunos das turmas 3º A e 3º B embarcaram em um projeto criativo e inovador: a construção de violões Makers digitais. A atividade uniu conceitos de música, tecnologia e ciência, explorando a relação entre sons e cores, além de estimular o aprendizado prático e a criatividade.  

Durante a aula, os estudantes aprenderam que, assim como as cores nos estimulam visualmente, os sons musicais também despertam emoções, e existe uma relação entre as notas musicais e o espectro visível de cores. Com base nesse conceito, no projeto *"Instrumento Digital"*, eles foram desafiados a construir violões de cordas "temperados" – instrumentos que emitem notas específicas sem desafinar – usando materiais simples, como caixas de leite e papel alumínio.  

A programação dos sons digitais foi feita na plataforma Scratch, permitindo que cada violão emitisse as notas desejadas de forma precisa. "Foi incrível ver a criatividade deles na construção e como a tecnologia possibilitou um aprendizado tão dinâmico", comentou a professora Érica.  

Essa abordagem Maker não só reforça os conteúdos aprendidos em sala, como também promove habilidades essenciais para o futuro, como pensamento crítico, resolução de problemas e programação.

Imagens
  • Alunos do 3º Ano Criam Instrumentos Digitais em Aula de Pensamento Computacional
  • Alunos do 3º Ano Criam Instrumentos Digitais em Aula de Pensamento Computacional
  • Alunos do 3º Ano Criam Instrumentos Digitais em Aula de Pensamento Computacional
  • Alunos do 3º Ano Criam Instrumentos Digitais em Aula de Pensamento Computacional
  • Alunos do 3º Ano Criam Instrumentos Digitais em Aula de Pensamento Computacional
Inicie uma conversaSelecione um contato abaixo.