
Alunos do 1º ano do Ensino Médio constroem globo terrestre em aula prática de Geografia
Com o objetivo de tornar mais acessível e visual o conteúdo sobre projeções cartográficas, os alunos do 1º ano do Ensino Médio participaram de uma atividade prática na disciplina de Geografia. A proposta envolveu a construção de um globo terrestre, partindo de mapas planos até alcançar uma representação tridimensional do geoide, forma que mais se aproxima do planeta Terra.
A atividade buscou facilitar a compreensão dos diferentes tipos de projeções cartográficas, como a cilíndrica, cônica e azimutal, além de discutir os desafios de representar uma superfície esférica em um plano bidimensional.
Segundo a professora responsável, o trabalho manual e visual contribuiu significativamente para o entendimento dos alunos sobre a distorção nas projeções e a importância de escolher a representação adequada dependendo do objetivo do mapa.
"A construção do globo permitiu aos estudantes não apenas visualizar, mas também experimentar os limites e possibilidades das representações cartográficas. É uma forma de aprender de maneira mais ativa e participativa", destacou.
A iniciativa integra a proposta pedagógica da escola, que valoriza metodologias ativas e a experimentação como ferramentas para consolidar o aprendizado e estimular o interesse dos alunos pelos conteúdos curriculares.