
6º Ano Explora o Mundo das Fontes Históricas Através da Criatividade e do Aprendizado Prático
No último projeto de História, os estudantes do 6º ano tiveram a oportunidade de mergulhar no fascinante mundo das fontes históricas, um dos pilares para a compreensão do passado. Sob a orientação da Profª Kati, a turma foi desafiada a produzir e personalizar seus próprios baús, como uma forma criativa de explorar as várias fontes de conhecimento histórico.
O objetivo da atividade foi fazer com que os alunos identificassem diferentes tipos de fontes históricas e compreendessem seu papel na construção do saber. "As fontes históricas não são apenas objetos do passado, mas sim registros que nos ajudam a entender as transformações das sociedades ao longo do tempo", explicou a professora.
Ao longo do processo, os estudantes não apenas aprenderam sobre a importância de documentos, artefatos e relatos históricos, mas também praticaram a análise dessas fontes, refletindo sobre como elas revelam aspectos da vida e da cultura de diferentes épocas. O projeto também foi uma excelente oportunidade para explorar a arqueologia de forma lúdica, promovendo uma abordagem interdisciplinar que mistura história e criatividade.
A personalização dos baús, que representaram uma espécie de "caixa do tempo", proporcionou aos alunos uma experiência prática e envolvente, permitindo que eles internalizassem melhor o conteúdo ao mesmo tempo em que se divertiam no processo.
Pais e alunos elogiaram a iniciativa, destacando a importância de tornar o aprendizado de História algo mais dinâmico e próximo da realidade dos estudantes. "Foi muito interessante ver os alunos tão engajados na criação dos baús e discutindo as fontes históricas. Eles aprenderam de forma divertida e prática, o que faz toda a diferença", comentou um dos pais.
Com atividades como essa, a Profª Kati não só promove o aprendizado de uma forma divertida, mas também desperta nos alunos o interesse e a curiosidade pela História, mostrando que o passado está bem mais próximo do que imaginamos.








