Alunos da FAT exploram "Novas Especiarias" da Amazônia em atividade de História
Na última sexta-feira, dia 6 de setembro, os alunos da FAT - Faculdade e Escola tiveram a oportunidade de mergulhar na história do Brasil Colonial de uma forma única e envolvente. Sob a orientação da professora Kati, titular da disciplina de História, os estudantes realizaram trabalhos expositivos sobre produtos da Amazônia amplamente utilizados pelos povos nativos e que se tornaram fundamentais para a economia portuguesa durante o período colonial.
O foco da atividade foram as chamadas "Novas Especiarias", termo usado pelos portugueses para descrever produtos como o guaraná, o cacau, o urucum e a castanha do pará. Esses itens, além de serem essenciais para as comunidades indígenas, foram explorados e comercializados na Europa, tornando-se uma das principais fontes de renda para a Coroa Portuguesa. Através de pesquisas e apresentações, os alunos se dividiram em grupos para estudar a origem, a importância e o impacto econômico desses produtos, desmistificando a ideia de que apenas a cana-de-açúcar e o café marcaram os ciclos econômicos históricos do Brasil.
A professora Kati destacou a relevância dessa atividade ao conectar o aprendizado teórico com uma experiência prática e sensorial. Após as apresentações, os alunos participaram de um momento de degustação de derivados desses produtos, como chocolates de cacau puro e bebidas à base de guaraná, reforçando a ligação entre memória sensorial e aprendizado histórico. “Nosso objetivo foi não apenas ensinar sobre a importância econômica dessas especiarias, mas também criar uma conexão afetiva com o conteúdo, utilizando o paladar e o olfato para tornar o estudo ainda mais significativo”, explicou a professora.
Essa abordagem inovadora reflete o compromisso da FAT em oferecer um ensino que vai além da sala de aula, proporcionando experiências educativas que estimulam os sentidos e promovem uma compreensão mais profunda dos temas históricos. A atividade não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre a história do Brasil, mas também incentivou uma reflexão sobre as riquezas naturais da Amazônia e sua exploração ao longo dos séculos.