Notícias

11/07/2011

FAT e FAE formalizam parceria de intercâmbio com Universidades do Japão

Compartilhe


Convênio prevê a indicação de bolsistas para pós- graduação em trabalhos de pesquisa subsidiados pela Universidade de Rikkyo de Tóquio.

O Programa Pesquisador Visitante, oferece vagas para egressos da FAE-FAT e profissionais com formação universitária interessados em desenvolver pesquisas nas áreas de Medicina, Odontologia, Ciências Ambientais, Zootecnia, Telecomunicações, Psicologia, Administração, Direito, Radiologia, Pedagogia, Ciências Agrárias, Enfermagem, Psicologia e Ciência da Computação. Pelo convênio, as despesas com passagens áreas, mensalidades do curso e moradia ficam por conta da Universidade, que oferece, ainda, uma ajuda de custo de cerca de R$ 2.910,00 por mês. “Esta é uma oportunidade inédita na América Latina, pois a FAE-FAT é a única faculdade conveniada com Rikkyo”, esclarece a diretora, Terezinha Schillo Martarello.

O programa tem duração de um ano e meio. No primeiro semestre, os bolsistas se dedicam exclusivamente ao aprendizado do idioma japonês e nos demais, ao trabalho de pesquisa, enquadrado com pós-graduação stricto sensu, ou seja, que objetiva a produção de dissertações e teses que formulem e comprovem teorias novas para o entendimento de fatos e de suas relações. As pesquisas poderão ser realizadas em Tóquio, sede da Universidade ou nas cidades de Osaka, Nagoya e Gunma, onde a Universidade também mantém campus, dependendo da área escolhida. Para ser indicado, o candidato dever ter curso superior completo, proficiência na Língua Inglesa e ter, no máximo 34 anos em outubro de 2011, quando encerra o período de inscrições. Os candidatos aprovados viajam ao Japão em outubro de 2012.

O objetivo das instituições é o de facilitar o acesso à formação e promover o intercâmbio tecnológico e cultural entre os dois países. A Universidade de Rikkyo foi implantada no Japão no início do século passado por iniciativa da Igreja Episcopal Anglicana dos Estados Unidos. Nos próximos dias a direção da Faculdade Anglicana de Erechim divulgará os critérios para começar a receber as inscrições dos interessados.

Compartilhe




whatsapp