Notícias

11/09/2012

Vice-diretor da FAT participa do Congresso Brasileiro de Contabilidade

Compartilhe


Claudecir Bleil  apresentou dois artigos científicos sobre custos e avaliação de desempenho no setor público durante o Congresso  realizado de 26 a 29 de agosto em Belém – PA.

Com o tema “Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável”, o Congresso reuniu cerca de 5 mil pessoas no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O congresso teve a participação de profissionais, estudantes, autoridades e especialistas, e debateu temas contábeis e tributários da atualidade, contemplando também as questões ambientais. Além das discussões, o evento contou com  a apresentação de artigos científicos, o que possibilitou a participação do vice- diretor da Faculdade Anglicana de Tapejara , que discorreu sobre custos e avaliação de desempenho no setor púbico.

Dentro da programação do Congresso, o 3º Fórum Nacional da Mulher Contabilista  contou com a presença da ex- ministra do Meio Ambiente, Marina Silva,  ao lado da jornalista Leda Nagle, da bióloga e geneticista Silvia Rogatto, da jornalista Laura Muller e da senadora Kátia Abreu (PSD-TO). No mesmo dia, o ex- presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, ministrou a palestra “Abraçando Nossa Humanidade Comum” (Embracing our Common Humanity).

Os Congressos Brasileiros de Contabilidade já se tornaram um marco para os profissionais da Contabilidade do País. É um evento realizado a cada quatro anos e que vem reunindo um número cada vez maior de participantes, além da presença dos mais respeitados nomes da área contábil nacional e internacional: são pensadores e escritores respeitados; detentores da “Medalha João Lyra”; coordenadores, mestres e doutores, de importantes unidades de Ciências Contábeis; autores de trabalhos técnico-científicos de alto nível; estudantes de Contabilidade; lideranças responsáveis pela condução das entidades representativas da classe contábil brasileira; e destacados profissionais e empresários bem-sucedidos no seu mercado de trabalho.

O Congresso se configura numa oportunidade para a discussão da evolução da classe contábil, pois se constitui em um cenário de oportunidades de negócios, possibilitando a troca de ideias e experiências e debates sobre procedimentos, técnicas, evolução e atualização de conhecimentos e realidade global.

Também participaram do congresso o astronauta brasileiro Marcos Pontes; Serys Slhessarenko, embaixadora do Brasil no Rio +20; Sonia Favaretto, diretora de sustentabilidade da BM&F Bovespa; Bruno Quick, do Sebrae; Antoninho Marmo Trevisan, da Trevisan Gestão & Consultoria; Nelson Henrique Barbosa Filho e Jorge Johanepetter, secretários de Comércio Exterior dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Fazenda, respectivamente; Luiz de Oliveira Gomes e Guillermo Braunbeck, do IASB (International Accounting Standards Board – Comitê Internacional das Normas Internacionais de Contabilidade), entre outros.

Paralelamente foi realizada a Feira de Negócios e Oportunidades com 78 estandes de empresas e dos Conselhos Regionais de Contabilidade – CRC’s, voltada à exposição de produtos e serviços da área contábil e o intercâmbio de experiências entre profissionais e estudantes.

O congresso é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA), com o apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e do Sistema CFC/CRC’s e organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

Compartilhe




whatsapp