Notícias

17/11/2017

Alunas de Estética e Cosmética da FAT aprendem na prática sobre Vitiligo e Psoríase

Compartilhe


Voluntários da comunidade de Tapejara com estas duas doenças de pele conversaram com as alunas durante a aula

As alunas do Curso Superior Tecnólogo em Estética e Cosmética tiveram a oportunidade de “conhecer na prática” o Vitiligo e a Psoríase. A ação foi promovida pela professora Fernanda Cristine Frigeri da disciplina Fundamentos de Dermatologia e Farmacologia que convidou os voluntários a participarem da aula no dia 9 de novembro, quarta-feira.

Os convidados foram recebidos no laboratório de Estética e Cosmética onde contaram suas histórias em relação as doenças, como descobriram, quais os tratamentos já realizados, como reagiram ao descobrir e qual a reação da sociedade ao enxergar as lesões. As alunas do curso também puderam observar de perto as marcas e manchas causadas pelas doenças, já que os voluntários se dispuseram a mostrá-las.

Vitiligo é uma doença que se caracteriza pela ausência de pigmentação da pele, onde o paciente apresenta manchas brancas pelo corpo, a doença não trás prejuízo nenhum para o paciente, pois não coça, não dói e não é transmissível.

A psoríase é uma doença que se caracteriza por manchas em placas, que são eritematosas e cobertas por escamas esbranquiçadas. As lesões, na grande maioria das vezes, não doem e alguns pacientes relatam coceira. A doença não é transmitida nem pelo uso de objetos, roupas, compartilhamento de espaços como as piscinas como também não sé transmitida pelo toque nas lesões.

É importante ressaltar que as duas doenças não oferecem risco para os pacientes, e nem para as demais pessoas, não interferindo na qualidade de vida mas podem ter seus aspectos melhorados sob os cuidados das Esteticistas.

 

Compartilhe




whatsapp