Deficiência Intelectual

Objetivo:

O objetivo é tratar dos fundamentos relacionados a educação especial no processo de ensino aprendizagem.

Público alvo:

Professores e trabalhadores da educação.

Carga horária:

80 horas

Conteúdo programático:

MÓDULO I - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Aspectos legais - atendimento educacional especializado – concepções históricas da educação especial diante das políticas educacionais brasileiras - Função da educação especial: complementação e suplementação da educação básicas e superior. Legislação.

MÓDULO II - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Alternativas pedagógicas no atendimento educacional especializado. Histórico da Educação Especial; Aspectos funcionais da Educação Especial; A problemática da deficiência; O desenvolvimento do olhar sobre as diferenças; A escola inclusiva;

Adaptações curriculares. Legislação.

MÓDULO III -EVOLUÇÃO HISTÓRICA E CONCEITUAL DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Retrospectiva Histórica; Grécia- Abandono; Idade Média – Enfoque religioso; Idade Moderna – Humanismo; Patologia da Deficiência; Idade Contemporânea – Integração com modelo médico; Terceiro Milênio – Escola Inclusiva.

MÓDULO IV - NEUROPSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Fundamentos da Neuropsicologia aplicados à solução de dificuldades de aprendizagem.

O contexto escolar, diagnóstico e intervenção. Casos de necessidades especiais e processos de integração. Distúrbios identificáveis. Desorganização do conhecimento.

Alterações de condutas. Lesões mais comuns. Alterações de memória. Deterioração mental na criança. Mecanismos cerebrais do desenvolvimento humano. Identificando

necessidades especiais. Psicopatologia das condutas e funções humanas. Conduta agressiva e distúrbios de comportamento.

MÓDULO V - EDUCAÇÃO INFANTIL: EDUCAÇÃO PRECOCE E PRÉ-ESCOLA

Estimulação Precoce: Características; Clientela (público alvo); Linguagem e suas patologias. Desenvolvimento psicomotor e seus transtornos. Planejamento;

Atendimento; Materiais; Pré-Escolar: Características; Clientela (público alvo);

Planejamento; Atendimento; Materiais. O professor de educação especial (educação infantil). Sinais de alerta para os desvios do desenvolvimento no primeiro ano de vida.

Histórias infantis. Funções do EGO. Atenção. Senso-percepção. Memória. Orientação.

Consciência. Pensamento. Linguagem. Inteligência. Afeto. Conduta.

MÓDULO VI - AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: MULTIDISCIPLINAR E DIAGNÓSTICO

Avaliação Pedagógica: a transcendência de um novo modelo; as práticas e os

instrumentos de avaliação diagnóstica frente à concepção interativa do processo de

ensino e aprendizagem; a importância da “observação” como técnica para abordagens

avaliativas de alunos com necessidades especiais; O processo de identificação das

necessidades especiais dos alunos.

MÓDULO VII - FAMÍLIA DA PESSOA COM DM: CONCEITOS E FUNÇÃO – PREVENÇÃO E ETIOLOGIA

FAMÍLIA: Conceito e evolução histórica. Configurações e formas de organizações. Ciclos evolutivos. Paradigmas de funcionamento. Dinâmicas de funcionamento = seu ritmo, seu tempo, seus mitos, seus segredos, seus princípios e valores culturais, suas relações de poder ... Deficiência – Superação do idealizado. Paradigma da inclusão social = garantia

de direitos. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA: Conceitos evolutivos. Fatores etilológicos. Proteção legal. Sociedade inclusiva. Respeito às diferenças, desafio a todos nós.

MÓDULO VIII - BNCC APLICADA AO DEFICIENTE INTELECTUAL

O desenvolvimento linguístico. Alfabetização: teorias e processos. Alfabetização e letramento do deficiente INTELECTUAL. A importância da Literatura Infantil na alfabetização e letramento. Concepções de língua e linguagem. Competências e habilidades. Blocos temáticos e conteúdos aplicados a aluno com deficiência

INTELECTUAL. Análise e utilização dos recursos pedagógicos e tecnológicos. Abordagens teórico-metodológicas. Atividades práticas e materiais didáticos. Temas transversais.


SOLICITE MAIS INFORMAÇÕES


whatsapp