A arte de ser Professor 

Coluna FAT

A arte de ser Professor

Betania Savaris e Maria Caroline da Silva

Compartilhe



Segundo Paulo Freire, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

Desde a Educação infantil aos mais elevados níveis de formação acadêmica, a contribuição do (a) professor (a) não se dá somente através do conhecimento teórico, mas também nos diversos âmbitos da vida do aluno. Compartilhando valores e promovendo a autoestima de cada aluno ao valorizar e explorar suas potencialidades, também entendendo suas fraquezas, trabalhando e estimulando para que se transformem em superação.

Aquele que escolhe ser professor escolhe muito mais do que dedicar a sua vida para ensinar e passar o conhecimento. Faz uma aposta e um investimento em todos aqueles que serão seus alunos. Para quem acompanha de perto um professor, é capaz de reconhecer cada movimento significativo que faz em seus alunos, o interesse se este está a aprender, a se socializar, a se relacionar, como também observa a vibração de um professor com cada conquista de seus alunos, sua preocupação com as dificuldades e o desejo que tem de estar perto e junto. Por isso, podemos dizer que um professor faz parte da formação humana de seus alunos. Não é pouca coisa que um professor faz!

Este ano com a pandemia, muitos foram os momentos que os professores foram alvo de atenção, uns contra e uns a favor, a questão toda é: como se constitui um aluno sem um adulto que possa lhe ensinar, compartilhar conhecimento e saber, ou melhor, sem um professor? Embora separados por uma tela de computador, ou por atividades encaminhadas, a presença do professor sempre necessitou estar ali, é ele que pensa seu aluno. Então, que lugar ocupa o professor na relação com o aluno? Além da família, o profissional de educação é uma das primeiras referências na vida do ser humano, é através de suas atitudes, olhar ético, mediando situações que promove mecanismos para que o indivíduo se desenvolva com consciência e respeito a todos que vivem ao seu redor.

Ao profissional que trabalha todos os dias para formar novas gerações aptas a aprender e a melhorar o mundo em que vivem, merecem uma homenagem e todo carinho que podemos transmitir através de gratidão e reconhecimento aos que verdadeiramente estão disponíveis para a arte de ser Professor com todas as implicações necessárias desse fazer.

O setor de Psicologia da FAT, é grato pelo papel que todos os professores desempenham na vida dos alunos. Feliz Dia do Professor!

 

Psicóloga Betania Savaris

Psicóloga Maria Caroline da Silva



whatsapp