Notícias

02/05/2013

A água em pauta no Barão

Compartilhe


Sabedores da importância da água para o planeta e seus habitantes que coordenadores, orientadores e professores estão envolvendo os alunos do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco em um projeto de sensibilização sobre a importância de preservar essa preciosidade que é a água. O trabalho tem sido realizado junto às futuras gerações, crianças da pré-escola e ensino fundamental anos iniciais.

O Aquífero Guarani é o foco do projeto. O Aquífero Guarani é considerado uma das maiores reserva de água doce subterrânea do mundo, mesmo assim esse grande reservatório sofre com a poluição. Por isso que as professoras Marcieli Cambrus (4º Ano), Sandra Benetti Lazzarotto (3º Ano), Francelise Dalzotto (2º Ano), Anelise Rodrigues (1º Ano) têm trabalhado com os alunos os usos, consumo, disponibilidade e sustentabilidade da água em atividades como a conscientização dos alunos em relação à cultura de preservação da água e sua importância para a vida humana, através de atitudes cotidianas de valorização deste líquido precioso e reconhecendo que a qualidade de vida está relacionada às condições de higiene e saneamento básico.

 

Para os pequeninhos, as profes Sandra Sossella (NI), Lisiane Guadagnin (NII), Ligiane Detofano (NIII) vêm envolvendo os alunos em leitura de historinhas cujos personagens vivem na água, confeccionando painéis em papel pardo com recortes de figuras salientando os diversos lugares e formas que encontramos a água, usando personagens conhecidos do universo infantil que resgatam a importância de economizar a água. As crianças também refletiram sobre o uso da água no seu cotidiano quando lavam as mãos, tomam banho, escovam os dentes, assim os alunos integravam-se em uma conversa e atividades diárias, vivenciando a importância e a necessidade da água potável em nossa vida.

Por meio de conversas, vídeos, exposições de imagens e leitura de poemas sobre a água foi possível ainda trabalhar a análise da palavra, quando as crianças puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o uso da língua escrita, fazendo reconhecimentos e associações da palavra “água”, trabalhando assim, número de letras, letra inicial, letra final, e fazendo relação da palavra com o seu próprio nome e dessa forma, estimulando a aprendizagens das crianças.

De acordo com a orientadora pedagógica, professora Cleci Pozzan, "estudar o Aquífero Guarani significa reconhecer a importância dessa reserva subterrânea de água doce no subsolo brasileiro, mas também compreender que são reservas como essa que abastecem rios e poços artesianos, usados pelo homem como fonte de água para o consumo e, portanto, necessita de preservação".

Compartilhe