Notícias

02/04/2018

Observando e interpretando a evolução da paisagem urbana na Rua do Comércio

Compartilhe


Os alunos do 2º ano do Ensino Médio da FAT - Faculdade e Escola, sob a orientação do Professor de Geografia, Pedro Julio Basqueira, saíram da sala de aula e se dirigiram até a Rua do Comércio, próximo ao Supermercado Danielli, para realizar atividade proposta pela disciplina. Num ambiente externo, os alunos foram convidados a observar e interpretar a evolução da paisagem urbana na Rua do Comércio para compreender as transformações ocorridas naquele local observado.

Antes da saída para a observação, em sala de aula, os alunos visualizaram através de slides uma série de fotografias que datam do período de 1922 (primeira fotografia) até os dias atuais (março de 2018, última fotografia). Assim os alunos puderam observar e analisar essa série fotográfica identificando a evolução que sofreu a Rua do Comércio de Tapejara-RS.

No momento da observação, os alunos puderam aliar a teoria com a realidade através da análise espacial da paisagem urbana na Rua do Comércio desde aquele período até os dias atuais. Foi um grande estímulo a prática da atividade, pois foi possível observar que uma das causas das transformações observadas da paisagem urbana se deu pelo aumento da população. No início da década de 80 iniciou um movimento de deslocamento dos moradores da zona rural para a zona urbana, refletindo na paisagem da cidade.

A promoção desse outro método de ensino na disciplina de Geografia fortaleceu ainda mais os conhecimentos sobre o tema “Conceitos geográficos fundamentais” abordados em aula. Segundo o professor Pedro, “as atividades práticas são fundamentais no ensino de Geografia, pois permitem ao professor a proposição da realidade que contribuem para o entendimento do aluno”.

Compartilhe