Vem aí...a Liga em defesa do meio ambiente 

Notícias

06/09/2016

Vem aí...a Liga em defesa do meio ambiente

Compartilhe


Vem aí...a Liga em defesa do meio ambiente

Ao longo do segundo semestre de 2016 os alunos do turno integral da manhã da FAT – Faculdade e Escola estão envolvidos em um suuuuuper projeto. Trata-se do Projeto “Super-Heróis do Meio Ambiente”.

Sob a tutoria da psicóloga Dayane Marthina Pegoraro e da bióloga e titular da disciplina de Educação Ambiental, Joana Gardelin os alunos participam de diversas atividades em sala de aula e de oficinas que serão realizadas ao longo do semestre buscando promover a reflexão e a intervenção para solucionar problemas atuais relacionados ao Meio Ambiente e suas consequências para a humanidade. O projeto promove a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental e do desenvolvimento emocional do aluno. “O desenvolvimento emocional/social, a educação ambiental e o processo de aprendizagem são formadores de valores fundamentais para o desenvolvimento pessoal e da integração do indivíduo em seu meio”, explica Dayane.

O projeto iniciou com os alunos sendo estimulados a refletir sobre os problemas e impactos ambientais atuais. Após uma pesquisa realizada em grupos, cada aula tem consistido em uma conversa sobre alguns impactos que os alunos encontraram. “Junto da pesquisa do impacto ambiental escolhido, os grupos serão convidados a pensar sobre as emoções humanas ligadas ao impacto. Com este conhecimento, cada aluno irá criar seu próprio super-herói do meio ambiente, bem como seus dois superpoderes: um relacionado ao meio ambiente e aos impactos ambientais, e outro relacionado às emoções ligadas ao tema”, explica Joana.

Dentre os objetivos do Projeto “Super-Heróis do Meio Ambiente” estão o conhecimento sobre o ambiente em que se vive, promover intervenções socioambientais e compreender as alterações que o ser humano pode causar no ambiente. Em paralelo, as emoções que envolvem os alunos ao trabalhar a temática, a criação dos super heróis do meio ambiente, entre outros.

Com os super-heróis definidos pelos alunos, seus uniformes serão confeccionados. Depois de todo o aprendizado adquirido nas interações, os super-heróis irão utilizá-lo para orientar alunos de outras escolas do município, integrando outros pequenos na luta ambiental.

Compartilhe