Aniversário de Tapejara é oportunidade de aprendizado na FAT 

Notícias

17/08/2016

Aniversário de Tapejara é oportunidade de aprendizado na FAT

Compartilhe


Aniversário de Tapejara é oportunidade de aprendizado na FAT

No mês que Tapejara comemora seu aniversário os alunos do 4º ano da FAT - Faculdade e Escola aprenderam um pouco mais sobre o município. Sob a coordenação da professora Marcieli Cambrus os alunos realizaram atividades relacionadas ao tema. A turma fez uma pesquisa sobre a origem do nome “Tapejara”, construíram maquetes das zona rural e urbana e visitaram a Câmara de Vereadores para conhecer o trabalho do Poder Legislativo. Este trabalho foi feito pelos alunos na escola e em suas residências, com ajuda dos familiares.

“Todos demostraram estar muito interessados e animados com as atividades propostas” relata a professora. A turma foi dividida em grupos e cada grupo organizou-se com os materiais necessários para a construção da maquete. Durante a visita à Câmara de Vereadores fizeram questionamentos pertinentes ao assunto para a atendente e ao vereador Paulo Cesar Langaro, presidente da Câmara de vereadores.

Saiba um pouco da história do município. 
Tapejara era pertencente ao município de Passo Fundo, mas com o tempo foi crescendo, imigrantes chegavam e tornou-se um núcleo chamado Sede Teixeira. Com isso a Sede Teixeira se tornou a 11ª Seção do Distrito de Coxilha, município de Passo Fundo. Em 1922, a Sede Teixeira passou a pertencer ao distrito de 7 de Setembro (atual município de Charrua), também pertencente Passo Fundo. Em 1929, a Sede Teixeira foi transformada em 14º Distrito de Passo Fundo.
Mais foi em 1940, que ocorreu a alteração de nome para Tapejara, seguindo a denominação que os índios davam ao Rio Carreteiro, desta forma “tape” que quer dizer “Caminho” e “Jará” que quer dizer “Senhor”, torna-se o nome que em Tupi-guarani significa Senhor dos Caminhos. Este rio era chamado Carreteiro, devido aos Carroceiros que faziam o transporte dos produtos entre Sede Teixeira e Passo Fundo. Essas viagens duravam de três a quatro dias com tempo bom, e era o único meio de transporte existente na época.
A cultura do povo tapejarense é formada por três principais etnias: europeus, africanos e indígenas (ou povos pós-Colombianos). 
Com o crescimento de Vila Tapejara deu impulso ao movimento emancipacionista, liderado pelo vigário paroquial Padre Raimundo Damin mais tarde titulado “Patrono do Município”. Porém, a força para o movimento surge do deputado estadual Dr. Victor Graeff, que orientou o grupo e a documentação exigida na época. Em 10 de julho de 1955 realizou-se o plebiscito, que deu vitória a causa emancipacionista. Em 09 de agosto de 1955 foi assinada, pelo então governador Ildo Meneghetti a Lei estadual nº 2.667, que criou o município de Tapejara.

Compartilhe