Notícias

21/05/2012

Acadêmicos da FAT visitam complexo portuário de Rio Grande

Compartilhe


Com o objetivo de acompanhar de perto todas as operações que ocorrem no setor portuário, em especial a logística para exportação e importação, os alunos do curso de Administração da Faculdade Anglicana de Tapejara realizaram uma viagem de estudos à Rio Grande. Acompanhados pelo professor Cezar Roberto Menegat, os 37 acadêmicos  visitaram  o Porto do Rio Grande, que é o principal porto Público do Estado do Rio Grande do Sul, e um dos maiores e mais importantes do País. Após uma palestra sobre as atividades do Porto e os projetos que estão sendo e serão implantados, aconteceu a visita aos cais. Foi possível visualizar armazéns, pátios de estocagem de mercadorias, em especial carros e máquinas, equipamentos de movimentação utilizados no porto e também o embarque de um navio com arroz. Os alunos também puderam conhecer uma plataforma que está sendo montada e que será utilizada pela Petrobras.

A armazenagem e as operações envolvidas em preparar mercadorias para embarque, estufagem, desova de contêineres e  preparo de máquinas foram acompanhadas na visita a empresa Eichenberg & Transeich, que é um operador logístico e portuário de grande destaque regional. Os acadêmicos puderam conhecer, ainda, o TECON RG, que é o Terminal de Containeres de Rio Grande e uma empresa do Grupo Wilsons & Sons,  que tem a concessão de operação naquele porto. No Tecon foi percorrido todo o pátio de conteineres, junto com pessoal especializado, que explicou todo o funcionamento, as particularidades das cargas e containers. De um centro de operações dentro do terminal foram acompanhadas as operações de embarques e desembarque de containers de um navio. Foram explicadas as regras de segurança necessárias em um terminal e os controles de acessos de pessoas.

Além da parte técnica das visitas, os acadêmicos puderam visitar os Molhes da Barra, uma obra de aproximadamente 100 anos e serve para formar um canal para atracação dos navios.

Compartilhe




whatsapp