Notícias

23/10/2012

Aberta a Semana Acadêmica da FAE

Compartilhe


Acadêmicos da Faculdade Anglicana de Tapejara participaram da abertura e assistiram a primeira das nove palestras programadas

O coral de crianças e jovens da ADAU- Associação dos Deficientes do Alto Uruguai- abriu a Semana Acadêmica, que neste ano,   é composta por nove palestras distribuídas em quatro noites, abordando temas relacionados a todos os cursos de graduação da Faculdade Anglicana de Erechim: Design Industrial, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica Industrial.  A abertura contou com a presença da vice- prefeita de Erechim, Ana de Oliveira, do Bispo da Diocese Sul Ocidental da Igreja Anglicana do Brasil, D. Francisco Assis da Silva e da presidente da Legião da Cruz de Erechim, Luciana Schillo, além dos coordenadores dos cursos, professores do Barão e da FAE, empresários e pessoas da comunidade. O diretor da Rede Anglicana de Educação, Claudecir Bleil destacou que  a FAE pretende adotar a sistemática de reunir todas as áreas em um único evento. “ O objetivo é  fazermos  cada vez mais um evento melhor e de mais qualidade”.

A respeito do tema da Semana Acadêmica, o diretor disse que acredita que “a informação e o conhecimento  fazem  a diferença na vida das pessoas e no desenvolvimento da sociedade”. O bispo D. Francisco de Assis da Silva complementou que, além de fazerem a diferença, a informação e o conhecimento geram a transformação. Destacando que as universidades nasceram nas sacristias das catedrais, disse que a Igreja Anglicana encara as instituições de ensino superior como fontes e laboratório do conhecimento que, de maneira alguma, estão opostas à fé. “A razão fortalece a fé e o Barão do Rio Branco e a FAE representam esta semente que a igreja plantou no RS e pretende implantar em outros polos da província no Brasil”, anunciou.  Defendendo a inclusão pela educação, D. Francisco disse que não se pode perder de vista o fator humano. “Numa sociedade de massa, em que a invisibilidade parece ser o tom e a logica interna deste sistema, é muito importante dar nome as pessoas, dar personalidade e garantir a acessibilidade”. A vice- prefeita, Ana de Oliveira destacou que  a curiosidade que leva à busca da informação se transforma em conhecimento quando existe a habilidade. “Não falamos somente do conhecimento acadêmico ou filosófico, é preciso, também valorizar o conhecimento que adquirimos ao longo da vida”.

Palestras: Para a palestra de abertura a FAE trouxe a Erechim o professor Waldez Ludvig, consultor em gestão empresarial e palestrante, formado em Psicologia pela Universidade de Brasília e em Teatro pela Fundação Brasileira de Teatro. De uma forma bem humorada, Ludvig abordou o  “Capital humano, capital de mercado, capital de processos e capital inovador “, traçando uma analise de todas as transformações que a humanidade promoveu e a necessidade de valorizar o potencial criativo e inovador das pessoas. “A Revolução industrial separou o trabalho da vida e o trabalho da arte, e a humanidade em dois tipos: os que pensam e os que fazem. E os que fazem a gente chama de mão de obra. Isso é puro preconceito que nos leva a crer que quem é pago para fazer não é pago para ter ideias. Isso gera um desperdício de talentos e uma aversão ao trabalho, tanto que 58% das pessoas que trabalham no Brasil odeiam trabalhar.  O ódio ao trabalho surge quando você não deixa a pessoa criar”, disse, destacando um pensamento de Aristóteles que acreditava que a  criatividade é a inspiração divina, é o sopro de Deus. “É a criatividade e somente ela, que nos  diferencia dos  demais animais”.  

Ludvig também abordou a grande transformação que  aconteceu com a chamada terceira revolução, que ocorreu quando se juntou o computador ao satélite, criando a comunicação de massa. “Neste novo cenário, o talento é mais importante que o capital e prova disso é que os 40 jovens mais ricos do mundo, na atualidade, começaram com zero de capital. A empresa mais valiosa do mundo, a Apple é uma empresa exclusiva de conhecimento e de inovação, depende exclusivamente de pessoas. Através disso se pode concluir que a única coisa que presta numa organização são as pessoas”. O palestrante advertiu que a facilidade de acesso à comunicação pode dar uma falsa ideia de poder: “A informação não dá poder, ela é a matéria prima. Você passa a ter poder quando transforma a informação em conhecimento. O que dá poder a um país é o conhecimento que ele tem e por isso é tão preocupante que 1/3 da população brasileira não tenha completado a 4ª série”.

Serviço:

A semana acadêmica da FAE acontece no Polo de Cultura de Erechim e é aberta à comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2107 7800.

 

Veja a programação de terça- feira:

23/10 – 20 HORAS

2º ANDAR

Ciências Contábeis, Análise e desenvolvimento de sistemas, Eletrônica industrial e Administração

Marco Antonio Peixoto Migliavacca /  RBSTema: “Inovação, empreendedorismo e suas tecnologias.”

23/10 – 20 HORAS

2º ANDAR

Design

Raquel Barcelos de Souza / Consultor
Tema: “Design de Superfície: ensino e mercado de trabalho no RS e SC.”

23/10 – 20 HORAS

2º ANDAR

Pedagogia

Prof. Dra. Nara Nornberg /UNISINOSTema: “Os desafios da docência na contemporaneidade: do mal estar a docência saudável”.

 

Compartilhe




whatsapp