Acadêmicas FAT participam de projeto de pesquisa em nível estadual 

Notícias

08/11/2016

Acadêmicas FAT participam de projeto de pesquisa em nível estadual

Compartilhe


Acadêmicas FAT participam de projeto de pesquisa em nível estadual

As alunas do curso de graduação em Administração da FAT – Faculdade e Escola, Andréia Cecchin, Karine Favaretto, Daniela Stefani e Crislaine da Silva estão participando do projeto de pesquisa “Barômetro do Consumo de Orgânicos” um projeto interinstitucional que visa monitorar o consumo e o comportamento dos consumidores gaúchos em relação aos alimentos orgânicos. Associado inicialmente a dois projetos de pesquisa na área de alimentos orgânicos, com o apoio do CNPq e da Fapergs, a operacionalização do barômetro está envolvendo uma rede de universidades gaúchas engajadas, de forma coletiva, na coleta dos dados. Dentre estas instituições está a FAT.

As alunas coletaram, sob orientação da professora e coordenadora do curso de Administração da FAT, Lidiane Comin, dados junto a 160 pessoas, sendo cada pessoa participante de uma unidade familiar de Tapejara e região. Os dados foram tabulados e passaram a integrar a base de dados coletados em diversas regiões do RS. Os resultados obtidos com o estudo serão apresentados na IV Mostra de Iniciação Científica – MIC da FAT, que acontece nessa sexta-feira, 11 de novembro a partir das 19h na própria instituição.

Com a pesquisa realizada pelas das acadêmicas, a FAT contribuirá com a rede de pesquisadores/instituições que coletaram dados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, ampliando assim a capacidade de contribuição do estudo. Os resultados permitem compreender como consumidores de cada região entendem os produtos orgânicos, facilitando a decisões mercadológicas e de políticas públicas nesta área.

“A construção do barômetro dos orgânicos foi inspirada num levantamento de fluxo contínuo, no qual pesquisadores coletam dados junto a consumidores a cada dois anos na Espanha, visando monitorar o conhecimento dos consumidores em relação a este tipo de produto ao longo dos anos”, explica Lidiane. Com isso, os resultados obtidos, além de permitir pensar questões locais, também podem ser comparados com os resultados de outros países.
Os dados do estudo no Rio Grande do Sul devem ser comunicados em dezembro desse ano.

Compartilhe




whatsapp