DESAFIOS NA SUCESSÃO FAMILIAR RURAL 

Coluna FAT

DESAFIOS NA SUCESSÃO FAMILIAR RURAL

Prof. Lidiane Cássia Comin

Compartilhe



DESAFIOS NA SUCESSÃO FAMILIAR RURAL

O assunto sucessão dentro das propriedades rurais ainda é considerado um tabu na sociedade. A sucessão e a herança parece ser um assunto a ser tratado somente após a morte do patriarca, gerando muitas vezes um desestímulo para continuar as atividades agrícolas da família. A falta de conhecimento no assunto, entre pais e filhos, direciona o processo sucessório para uma questão de divergência entre os objetivos dos envolvidos. Os aspectos ligados ao tradicionalismo e ao autoritarismo, ligados a cultura familiar, geram resistência na busca de conhecimento, na inclusão dos jovens da família na gestão da propriedade, e distanciamento da tecnologia, fundamental para a inovação e continuidade das atividades do negócio familiar.

Outro aspecto importante no processo está relacionado a confiança entre os familiares, deixando dúvidas para o sucessor quanto ao medo do negócio não perpetuar, assim como para o sucedido, o desafio de não corresponder com as expectativas da família em relação ao trabalho a ser continuado. Essas questões deixam de ser dialogadas no ambiente familiar, e postergam o planejamento do processo sucessório, não criando condições propícias para o desenvolvimento e a capacitação do sucessor. 
A sucessão se caracteriza pela transferência do patrimônio visando a continuação de atividades produtivas por uma nova geração no negócio familiar (SCHUCH, 2010), independente do sucessor ser ou não o herdeiro legal deste patrimônio. Porém, a realidade vivenciada na maioria das propriedades rurais brasileiras, independente do seu porte, percebe-se que o sucessor é o herdeiro, levando consigo para o processo sucessório, inclusive, os aspectos emocionais e afetivos do negócio, transcendendo a história e os valores familiares.
A continuidade (sucessão) das empresas familiares rurais é fundamental para dar continuidade na atividade da família (patrimônio da família). Os desafios da sucessão familiar rural estão associados à capacitação do jovem sucessor para o planejamento, e a adequada aplicação de ferramentas que contribuam para a gestão do negócio, bem como a aceitação das novas formas de gerir a propriedade.
E você está preparado para esse processo? Como você está mobilizando-se para essa capacitação? 


Projeto Jovem Cotapel - Prof. Lidiane Cássia Comin, agosto/2020.



whatsapp