Escolas britânicas incluirão mindfulness no currículo
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Iniciativa, promovida pelo governo, visa melhorar a saúde mental de crianças e jovens
Cerca de 370 intituições de ensino do Reino Unido passarão a incluir, a partir deste ano, práticas de mindfulness em seu currículo escolar. O conceito, que em português quer dizer atenção plena, colabora para saúde mental e tem sido relacionado ao desenvolvimento das chamadas soft skills.
A iniciativa foi promovida pelo governo britânico e faz parte de um amplo estudo sobre o bem-estar de estudantes. A experiência também incluirá técnicas de relaxamento e respiração, além de sessões com especialistas em saúde mental. Os resultados serão acompanhados até 2021, quando o governo espera ter reunido "robustas evidências" sobre o que funciona melhor nos cuidados com o bem-estar dos alunos.
"Como sociedade, estamos muito mais abertos sobre a nossa saúde mental do que nunca", afirmou o secretário de Educação britânico, Damian Hinds, em um comunicado oficial. "Mas o mundo moderno trouxe novas pressões para as crianças, enquanto potencialmente piora outras".
O estudo também busca reconhecer a importância do papel dos professores ao identificar mudanças comportamentais e de humor entre os alunos — ajudando-os a identificar quando precisam pedir ajuda.
Desenvolvimento pessoal
As práticas do minfulness também têm sido relacionadas ao desenvolvimento das soft skills, habilidades comportamentais e emocionais cada vez mais notadas e valorizadas no mercado de trabalho.
Entre os resultados evidenciados por estudos estão a melhora em fatores como foco, atenção e comportamento, além de uma maior valorização por parte de empregadores. A falta dessas habilidades, em contrapartida, tem sido relacionada a maiores índices de rotatividade de profissionais após a contratação.
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