“Educação Emocional” é tema de estudo e prática na Educação Infantil da FAT 

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06/10/2016

“Educação Emocional” é tema de estudo e prática na Educação Infantil da FAT

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“Educação Emocional” é tema de estudo e prática na Educação Infantil da FAT

Procurando identificar os benefícios da educação emocional na relação social e no processo de aprendizagem dos alunos, que a pesquisadora e psicóloga da FAT – Faculdade e Escola, Dayane Marthina Pegoraro e a pesquisadora e professora do Maternal, também da FAT, Ane Caroline Carboni estão desenvolvendo o projeto “Educação Emocional na Educação Infantil”. Os alunos e professoras das turmas do Maternal, N1A e N2B são objetos de pesquisa, mas todas as turmas da Educação Infantil da FAT estão, sob orientação das pesquisadoras realizando atividades durante todo o segundo semestre letivo de 2016. As professoras recebem materiais especialmente preparados para o projeto e junto aos alunos as atividades são realizadas diariamente ou semanalmente.

Dentre as atividades desenvolvidas uma delas foi a adaptação da “Mesa da Paz” de Maria Montessori. Nas salas da Educação Infantil um novo espaço se faz presente delimitado pela área do tapete. Nele a criança expressa verbal e comportamental suas emoções, desenvolvendo a negociação, a empatia e, assim, sua inteligência emocional. As emoções, por sua vez, são trabalhadas através do “Livreto das Emoções”, no qual as crianças aprendem sobre as diferentes emoções e suas formas de expressão.

Segundo Dayane Marthina é essencial desenvolver nas crianças a Educação Emocional. “Ao abordarmos as emoções, permitimos que elas percebam as suas emoções, os sentimentos do outro, os valores essenciais e o funcionamento do sistema das relações”, explica a psicóloga.

Durante o mês de setembro as professoras apresentaram o “Tapete da Paz” e os recursos disponíveis aos alunos e famílias. Foi encaminhado para casa a primeira parte do “Livreto das Emoções” e, semanalmente, duplas de emoções são trabalhadas e encaminhadas para casa. Ao final do ano as 16 emoções que compõem o Livreto terão sido abordadas.

Para a professora e pesquisadora Ane Caroline, o projeto de Educação Emocional é uma ferramenta a mais dentro da sala de aula para que os professores possam mediar os sentimentos dos alunos de uma maneira calma, confortável e totalmente compreensível. Além de a criança conseguir resolver os conflitos, consegue identificar a emoção que apresenta no momento e como lidar com ela, quando se sente triste ou irritado com alguma situação, completa a professora.

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