Conheça todos os projetos apresentados na IX Mostra Científica e Cultural 

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24/11/2021

Conheça todos os projetos apresentados na IX Mostra Científica e Cultural

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Pesquisa, tecnologia, cultura, criatividade e muitas apresentações legais fizeram parte da IX Mostra Científica e Cultural realizada pela FAT – Faculdade e Escola de Tapejara no dia 11, no Ginásio, com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio.

Conheças os Projetos Vencedores de Exatas e Ciências da Natureza

1º Lugar

Energia eólica

O Projeto Energia Eólica apresentou através de uma maquete o funcionamento da energia eólica em uma casa. A maquete foi  composta por uma casa com a fiação necessária para acender as luzes e um espaço com os geradores de energia para que as luzes possam ser acesas.

O que é a energia eólica, como ela se transforma em eletricidade e quais são suas vantagens? O trabalho buscou mostrar todo o processo de transformação do vento até a obtenção de energia elétrica. A energia eólica é aquela obtida a partir da força do vento. Por meio de um aerogerador, que transforma a energia cinética das correntes de ar em energia elétrica.

Autores: Ana Luísa Pauls, Ana Luiza Koch, Joana Servelin Bertollo, Rafael zanchetta Vieira, Diego Valentin Mezzomo e João Francisco Zanatta.

Orientadoras:   Simone Felizari e Taiane Bacega

2º Lugar - Galáxia

Uma viagem para a galáxia? Assim, foi construindo o projeto através de uma estrutura de gazebo escura, com luzes coloridas que lembrassem as galáxias, o teto decorado por nuvens, planetas e cartazes com explicações sobre o espaço sideral e cada planeta.  Além da viagem pelas galáxias, os visitantes também assistiam apresentações dos alunos sobre o tema.

O projeto abordou o que são galáxias bem como os componentes que fazem parte dela. Enfoque foi  na Via Láctea  e sistema solar, os planetas que entram no sistema como suas principais características. As galáxias são conjuntos de estrelas, poeira, gases e matéria escura que formam o Universo. Elas podem ser elípticas, espirais, como a Via Láctea, ou possuir forma irregular.

Autores: Maria Antônia Fianco Guimarães, Gabriela Melara Perera, Maria Eduarda de Souza Sossela, Laura Bozza Pianezzola, Isabela Ines Sbeghen  e Sara Artuso

Orientadora: Simone Felizari

Projetos vencedores de Linguagens e Ciências Humanas

1º Lugar - Chatbot Socioemocional – Chatbot Empreendedor

O projeto Chatbot Socioemocional – Chatbot  Empreendedor  criou uma página na web chatbots - que são programas de computadores que simulam um processo de comunicação e interação online com as pessoas. Foram desenvolvidos 3 Chatbot: Socioemocional, empreendedor e o Alan. Além disso, a equipe criou cartões com QRCode para entregar ao público e estimular a interação com os visitantes.

Chatbot Socioemocional: é um bot desenvolvido para introduzir ao conhecimento socioemocional, mais precisamente, para apresentar as discussões básicas da disciplina, que foram geradas durante o percurso dos encontros em sala de aula. O chatbot traz assuntos sobre gêneros de filmes, como romance, drama, aventura, que fazem parte das situações da vida das pessoas.

Chatbot Empreendedor: expõe alguns conceitos básicos, a partir da interação comunicacional homem-máquina, para esclarecer algumas questões sobre o empreender, não só em um âmbito profissional e comercial, mas empreender na vida também.

Chatbot Alan: Alan foi criado especialmente para esclarecer para as pessoas, através de uma conversa simples algumas questões psicológicas e patologias psiquiátricas, com um foco especial para o transtorno depressivo e transtorno de ansiedade.

O projeto visa promover experiências através de ferramentas tecnológicas ao ambiente educacional, favorecendo e ampliando o aprendizado de conteúdos voltados ao digital, empreendedorismo, social e emocional.

Autores: Alexandre Poggio Lucion, Ana Júlia Ferreira Da Silva, Bernardo Zotti Zanatta, Gabriel Costa Boff, Gabriel Vinicios Baseggio, Isadora Rovani Girotto, Marco Antônio Dalzotto, Maria Eduarda Machado De Castro, Otávio Tognon Carissimi, Rafael Borille E Valentina Sbalchiero Dalmina.

Orientadores:  Alexandre Lunardi Testa E Milena Berthier

2º Lugar – Van Gogh

O projeto  Van Gogh aproximou  as pessoas ao mundo das artes, sensibilizou  a comunidade escolar e o público para o verdadeiro significado das artes, além de propiciar uma viagem no tempo e no espaço conhecendo a vida e obras do artista Vincent Van Gogh, possibilitando a imaginação do contexto em que elas foram criadas e o sentimento do autor expresso nelas.

Uma apresentação realista através de miniaturas das obras, encenação, projeção de obras e a possibilidade de interação do público em pinturas de telas a mão livre. 

Os recursos utilizados para o desenvolvimento desse projeto serão: projetor, roleta, celular, papelão, garrafa pet, prendedores, arame, lã, madeira, tecido e papéis.

Através do projeto foi possível conhecer e divulgar aspectos importantes da vida e obras do artista Vincent Va Gogh, promover a aproximação da comunidade escolar à arte como sendo uma fonte de cultura e conhecimento, desenvolver a sensibilidade para o verdadeiro significado das obras de arte; estimular a imaginação, o encantamento e desfrutar  as diferentes sensações ao apreciar as obras de arte.

Autores: Carolina Gavioli,  Davi Martinelli Scuro, Júlia Zen Milani,  Murilo Neves Ghedini, Nicholas Colossi Sossela

Orientadora:  Mariângela Peliser Posser

Conheça todos os Projetos apresentados na Mostra

Dance Dance Revolution - Makey Makey

O projeto Dance Dance Revolution - Makey Makey é um jogo com funcionamento do dispositivo Makey Makey na condução de corrente elétrica de forma criativa, associado ao uso do computador para programar as setas direcionais na execução de um jogo (Dance Dance Revolution) com o material condutor: água.  E os botões (setas direcionais do teclado) substituídos por bacias de água, o que despertou a curiosidade e a vontade de brincar do público.

A criação também apresentou a facilidade na condução de corrente elétrica pela água, e essa associada a tecnologia, que podem ocorrer no nosso cotidiano.

Para a realização do projeto foram usados objetos básicos como: Bacia, água, Makey Makey, Just Dance, computador, projetor, cartaz. Os alunos aprenderam a entender o funcionamento do dispositivo Makey Makey, realizaram testes com diferentes jogos baixados e online para o funcionamento na substituição das setas direcionais pelas bacias com água. E a construção de um material demonstrativo e ilustrativo para os visitantes da feira e a organização do stand de apresentações

Autores: Gabrielly Miorando, Luiza Favreto, Larissa Quissini, Yasmim Oliveira.

Orientadora: Íngridy Loreian.

Wearable Micro Bit – Camiseta

O projeto  Wearable Micro Bit – Camiseta, apresentou uma camiseta com um painel de led, que demostra  as sensações de felicidade ou tristeza da pessoa que a utiliza, através de um dispositivo vestível, aliando a tecnologia que apenas em um clique no botão certo, a camisa deverá mudar de humor. Criativos,  os alunos aproveitaram e realizaram a brincadeira de verdade ou mentira com o público que aceitava vestir a camiseta, eles faziam perguntas e a camiseta detectava se estavam falando a verdade.

A utilização do dispositivo Microbit aliado às novas tecnologias de dispositivos vestíveis contribuiu para o aprendizado sobre equipamentos eletrônicos e a simplicidade de funcionamento, demonstrando o mesmo para o público que nos assistirá, aguçando a sua curiosidade sobre o mundo tecnológico e cada vez mais inovador e acessível.

A ideia quis mostrar que a utilização do dispositivo Wearables não é complicada. Sendo assim, projeto explicou o funcionamento do dispositivo e sua facilidade de manuseio e programação para construções de vestíveis utilizando a IOT - Internet das Coisas de maneira simples, fácil e criativa na vida das pessoas, desmistificando a ciência envolvida por trás das nossas tecnologias.

Autores: Clarissa Sitta Giacomin, Gabriela Baseggio, Luísa Copeli Panisson e Rafaela Maurina Zotti.

Orientadora: Íngridy Loreian.

Teste de Condutividade/Condutibilidade Elétrica

O projeto Teste de Condutividade/Condutibilidade Elétrica explicou a existência e transferência de elétrons por meio das ligações químicas, entendendo porque alguns materiais conduzem eletricidade e outros não. Visando  a compreensão das condições necessárias para que exista eletricidade, por meio de ligações químicas e utilizando conceitos físico-químicos.

Na prática, os alunos apresentaram experiências analisadas com materiais, alimentos e líquidos que são capaz ou não de conduzir corrente elétrica. Exemplo, encostar os fios em determinados materiais para ver se acende ou não a lâmpada. Para o projeto utilizaram testador de Condutibilidade Elétrica e diferentes substâncias, por exemplo: substâncias líquidas: água, suco, café, refrigerante, material que simula urina, acetona, álcool... E materiais sólidos: banana, batata, limão.

 Para montar o testador de condutibilidade foi utilizado uma lâmpada incandescente, tábua de madeira fina para suporte, um interruptor e fios de cobre, pois são ótimos condutores de energia. Para colocar as substâncias foi utilizado beckers e outros recipientes, para  testar a condutibilidade elétrica de cada elemento.

Autores: Davi Rovani, Lara Rietjens Sachetti, Rafaela Zanatta Maier, Roberta Bilhar Pelisser

Orientadora:  Taiane Bacega 

 

Os três estados da água 

O Projeto Os Três Estados da Água apresentou a diferença dos estados físicos da água encontrados no nosso dia a dia e na natureza.  Proporcionou as pessoas a entender, identificar e compreender as mudanças de estado físico da água, sendo que os estados se modificam conforme a temperatura em que a água se encontra.

A apresentação foi realizada com um cartaz e maquete para explicar sobre os estados físicos da água, usando isopor, argila, gel, tinta, papel, cartolina e EVA.

Autores: Bruna Gabriela Balansin, Vitoria Panisson Germiniani, Guilherme Calderan Neto, Hugo Rovani e Maria Claudia Menegaz

Orientadora:  Simone Zanini

Magnetismo

O projeto Magnetismo apresentou demonstrações do que é o magnetismo e suas aplicações no dia a dia. O magnetismo estuda os fenômenos ligados às propriedades de substâncias que possuem força magnética, como os ímãs e alguns metais. Esse fenômeno recebe o nome de atração e repulsão e é caracterizado pelas forças ou ligações dipolo - um negativo e outro positivo, que comumente são chamados de polo norte e polo sul.

Autores:  Anthony Navarini Zanandrea,  Bruno Canali,  Enzo Neves Ghedini,  Vitor De Rossi Guidini

Orientadora:  Simone Felizari

Pasta de dente de elefante

O projeto Pasta de dente de elefante demonstrou uma reação química entre a água oxigenada e o iodeto de potássio.  A experiência de química denominada de “Pasta de dente de elefante” produz uma grande quantidade de espuma vinda da decomposição da água oxigenada  - peróxido de hidrogênio - com um catalisador - Iodeto de potássio.  Catalisadores são substâncias capazes de aumentar a velocidade com que uma reação química ocorre. Dessa decomposição forma-se oxigênio.

Um exemplo que ocorre no cotidiano é quando colocamos água oxigenada 10 volumes em machucados e notamos a formação de uma espuma. Isso acontece porque em nosso sangue há uma enzima denominada catalase, que funciona como catalisador, acelerando a reação de decomposição da água oxigenada.

Autores: Ingrid Conte, Natalia, Raquel, Maria Eduarda.

Orientadora: Simone Felizari

Constelações

Projeto Constelações explicou o que são as constelações e quais as constelações conhecidas. As constelações surgiram na antiguidade para ajudar a identificar as estações do ano.  Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação.

Autores: Júlia Gracia da Silva, Larissa Tres Berghahn, Maria Luiza Fontana De Mello,  Valentina Pianesso Krejci Alves

Orientadora:  Simone Zanini e Simone Felizari

Vulcão Xernous

 O projeto teve como objetivo demonstrar como acontece o vulcanismo. O vulcanismo corresponde a um fenômeno natural geológico provocado pela lava, que se encontra acumulada e é expelida do interior da Terra em direção à superfície. Tal processo se desenvolve somente pelo fato de ocorrer uma enorme pressão oriunda do manto (uma das camadas da Terra), forte o bastante para ocasionar a ruptura das camadas de rochas da crosta terrestre, desencadeando o vulcanismo. O vulcanismo, juntamente com o tectonismo e os abalos sísmicos, compreende agentes internos modeladores do relevo. O fenômeno em questão acontece na maioria das vezes em locais onde há encontro de placas tectônicas.

Autores:  Augusto kauã Enge, Gabriel Comiran, João Gabriel Macarini Corral, João Vitor Coronetti Secco, Maria Eduarda Gava Tondello, Matheus Zanini Tres

Orientadora: Simone Felizari

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