FAT mantém metodologia ativa de quatro períodos por turno em aulas on-line 

Notícias

07/04/2021

FAT mantém metodologia ativa de quatro períodos por turno em aulas on-line

Compartilhe


FAT mantém metodologia ativa de quatro períodos por turno em aulas on-line

Acordar, tomar café e ir para a aula, essa era a rotina diária da aula presencial da estudante da FAT, Maria Eduarda Sossella. Com a chegada da pandemia muitas coisas mudaram, entre elas as aulas que passaram a ser on-line ou híbrida. Porém, se engana quem pensa que agora as horas dedicas aos estudados diminuíram, na FAT a metodologia de ensino é diária, com carga horária estabelecida de estudos em tempo real.

“Nas aulas on-line, eu acho que os professores conseguiram se adequar muito bem e a FAT está tendo várias plataformas que facilitam nosso aprendizado. De qualquer forma a aula presencial é sempre melhor e considero mais fácil de aprender, mas mesmo assim, neste período on-line, estamos conseguindo aprender os conteúdos e as aulas são bastante dinâmicas”, conta a estudante Maria Eduarda.

As aulas na modalidade remota da FAT contam com a grade de horário semelhante a presencial, em que são trabalhados quatro períodos, sendo que as aulas iniciam no turno da manhã às 7h45min até às 11h40min e, no turno da tarde das 13h15min às 17h15min.

Tendo em vista que a Escola atende alunos do Maternal, Pré-Escola, Ensino Fundamental e Médio, as aulas são organizadas de acordo com cada faixa etária, envolvendo atividades síncronas e assíncronas, com duração e periodicidade adequada para cada turma.

A equipe formada por coordenadores, professores e psicólogas trabalham na estruturação das aulas com conteúdo exclusivo para estimular a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. Para a coordenadora do Centro de Idiomas e do Ensino Fundamental II e Médio, Ana Luísa Panisson Germiniani, as aulas são adaptativas, mesmo que estejam on-line, existe uma conexão entre o professor e aluno que ultrapassa o virtual, e faz com que os professores estejam presentes na vida escolar dos alunos.

“A ideia de manter os quatro períodos de aula durante a manhã, em tempo real, foi pensando em não perder o ano letivo, nem em conteúdo, nem em contato visual e emocional entre professor e aluno. Os alunos podem interagir, perguntar, tirar dúvidas e participar da aula. Claramente que a qualidade de ensino, de forma remota, não é 100%, mas conseguimos suprir as demandas mais importantes neste período turbulento, que são cuidar de nossos alunos, dar atenção e ensinar. O contato visual através da tela do computador é essencial para as aulas acontecerem de forma real e válida. O ensino está acontecendo e a aprendizagem está muito além dos conteúdos passados pelos professores”, explica a coordenadora.

 

Compartilhe