FAT em parceria com a plataforma Árvore disponibiliza mais de 30 mil livros, games e revistas digitais para incentivar a leitura dos estudantes 

Notícias

07/04/2021

FAT em parceria com a plataforma Árvore disponibiliza mais de 30 mil livros, games e revistas digitais para incentivar a leitura dos estudantes

Compartilhe


FAT em parceria com a plataforma Árvore disponibiliza mais de 30 mil livros, games e revistas digitais para incentivar a leitura dos estudantes

A FAT – Faculdade e Escola de Tapejara disponibiliza mais de 30 mil obras, revistas digitais e games para incentivar a leitura dos estudantes, através da plataforma Árvore. 
A plataforma é considerada uma verdadeira Netflix dos livros - já que lá são encontradas obras e revistas de todos os gêneros, além de contemplar  todas as áreas de conhecimento.  A Árvore passou a fazer parte do ensino da FAT em 2020, está disponível para todos os professores acessarem e compartilharem com os alunos. É voltada aos estudantes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Médio. 
Os alunos têm aprovado a aquisição da plataforma pela FAT e principalmente utilizada para várias leituras. A estudante do 8º ano, Ana Luísa Pauls, só neste ano já contabiliza quatro livros lidos. 
“Desde que a FAT adquiriu a plataforma Árvore passei a usar. Eu acho bem legal por que o celular é uma coisa que todo mundo acessa, quando sai de casa normalmente a gente leva o celular e essa plataforma tem muitos livros para escolher, acessar e ler a qualquer hora estando online ou off-line. A leitura ajuda adquirir novas palavras e estimula a imaginação”, avalia a estudante Ana. 
Se para os estudantes a plataforma é útil, para os professores é essencial na hora de realizar as atividades. 
Para a professora Vanderlusa Zanandrea, a plataforma ganhou destaque nas disciplinas de português, produção textual e literatura, que desenvolvem nas aulas atividades específicas da plataforma para incentivo à leitura, produções escrita e oral. Outra possibilidade ofertada é que a plataforma é funcional por ter um controle individual das atividades digitais propostas aos estudantes. 
 “Além de disponibilizar um acervo diversificado e atraente, a Árvore também oferece suporte pedagógico aos educadores através de tarefas e trilhas de leitura, relatórios que possibilitam acompanhar de perto a leitura efetiva de cada aluno e projetos que estimulam o hábito da leitura em crianças e jovens.  Outro aspecto positivo e interativo da Árvore, para mim, enquanto educadora e amadora da leitura, é a opção Indicação, em que o professor pode indicar um mesmo livro para todos os alunos da turma, a fim de mais tarde fazer um trabalho avaliativo ou uma discussão; ou, opondo-se a isso, o professor pode indicar um livro diferente para cada aluno, a partir da descoberta de seus gostos literários”, explica a professora. 
Segundo a professora Vanderlusa a plataforma tem apresentado um resultado positivo e que pode ser visto, tendo como base este primeiro trimestre, em que a aceitação de indicação de leitura por parte dos alunos foi de 100%. 
“Sinto-me honrada por poder trabalhar com meus alunos livros que não tínhamos ou que queríamos muito comprar. Considero importante, justo e prazeroso acompanhar a leitura dos meus alunos diariamente, pois podemos ler o mesmo livro, conversar sobre ele sempre que surgirem curiosidades ou até mesmo dúvidas... ou com livros diferentes, para que possamos indicar para o outro como forma de entrega, de bondade, de empatia, enfim, lembrar do outro enquanto se lê. Acredito que quando o professor indica um livro e mostra a importância que ele tem, lendo-o também, os alunos ficam estimulados, despertados a ler. Posso afirmar alegremente que a leitura faz parte de fato das nossas aulas devido à plataforma, que os alunos que não liam, estão começando a ler, pois todos leram no mínimo uma obra, os que liam pouco, estão lendo mais, já os que gostam de ler, agora estão apaixonados”, finaliza a professora. 
A Árvore é um sonho de todo o leitor!

Compartilhe