Saiba mais sobre a robótica: uma importante aliada do aprendizado 

Notícias

29/10/2014

Saiba mais sobre a robótica: uma importante aliada do aprendizado

Compartilhe


Saiba mais sobre a robótica: uma importante aliada do aprendizado

A robótica consiste na criação de robôs autônomos com a finalidade de desenvolver determinadas atividades sem auxílio humano, podendo ser reprogramáveis para o desenvolvimento de novas atividades. A robótica desenvolve nos alunos uma série de benefícios como a percepção motora, raciocínio lógico, criatividade, percepção visual, trabalho em equipe, socialização de alunos antes isolados, melhora da autoestima, e principalmente, o senso de organização.

Desde o mês de outubro de 2014 o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB) oferece aulas de Robótica, em turno inverso ao das aulas regulares, com duração de 2 horas. Segundo o professor Luciano Milder, responsável por ministrar as aulas, os benefícios fazem da robótica uma importante aliada do aprendizado, proporcionando melhora no desempenho de disciplinas como física, matemática, química, entre outras.

O professor explica que, durante as aulas, os robôs são construídos através de um kit de peças mecânicas, sensores, servomotores e um controlador programável. “Até o aluno criar conhecimento das peças e do ambiente de programação todos montam robôs iguais e, após, cada grupo pode construir os robôs na forma que imaginar para desenvolver atividades solicitadas para a aula”, complementa Luciano.

Segundo o coordenador do curso de Eletrônica Industrial do Barão, Humberto de Pellegrini, robôs que fazem os trabalhos automatizados são hoje uma carência nas empresas da região. “Por isso, o Barão, através do curso de robótica, proporciona aos alunos o convívio com robôs para a automação industrial e a participação em competições”, destaca o coordenador.

Compartilhe