Ressignificando a avaliação 

Notícias

06/09/2016

Ressignificando a avaliação

Compartilhe


Ressignificando a avaliação

Quem nunca ficou ansioso em dia de avaliação? Pensamentos automáticos em relação ao processo de avaliação normalmente estão carregados de emoções como ansiedade, medo e insegurança, mas na turma do 4° ano do Ensino Fundamental da FAT – Faculdade e escola, a professora Marcieli Cambrus está desenvolvendo uma dinâmica prazerosa e positiva em dias de avaliação.

A iniciativa coloca os alunos em contato com frases afirmativas e dinâmicas de relaxamento que ajudam a pensar de forma construtiva e positivamente. De acordo com a psicóloga da FAT,Dayane Marthina Pegoraro, “cada palavra exerce uma emoção e uma ação sobre nós e estar em contato com técnicas de relaxamento e frases afirmativas nos permitem acalmar e entrar em contato com nossos recursos, nos fortalecendo para enfrentarmos momentos de ansiedade maior”.

As frases afirmativas e as técnicas de relaxamento têm como objetivo tranquilizar as crianças. Na prática, os alunos têm a imaginação de cenas que promovem sensação de bem-estar e harmonia estimuladas. Aos poucos os alunos vão se acalmando e pensando em coisas agradáveis, livrando-se assim de pensamentos negativos.

Segundo a professora Marcieli, é fundamental que se mantenha uma atitude positiva e confiante por parte do aluno durante seu preparo para a prova. “Acredito que a técnica que ajuda bastante, pois faz com que a criança confie em seu potencial e na sua capacidade de realizar um bom trabalho”, esclarece a professora.

Compartilhe