Estudantes do TST de Erechim e Tapejara participam de treinamento em parceria com Bombeiros Voluntários 

Notícias

25/11/2014

Estudantes do TST de Erechim e Tapejara participam de treinamento em parceria com Bombeiros Voluntários

Compartilhe


Estudantes do TST de Erechim e Tapejara participam de treinamento em parceria com Bombeiros Voluntários

Um dia dedicado a vivenciar o que foi aprendido em sala de aula. O último sábado (22) foi a oportunidade que os estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST) do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB) colocaram em prática orientações recebidas sobre como agir diante de um acidente ou incêndio. A atividade foi realizada em Tapejara, em parceria com os Bombeiros Voluntários, e envolveu os estudantes de Erechim e Tapejara.

Maria Augusta Griebler é aluna do TST de Erechim e acredita que o aprendizado do treinamento será para a vida toda. “Não vou estar somente treinada para atuar em alguma empresa, mas sim irei usar este treinamento para minha vida toda. Sabendo que eu posso fazer uma pequena diferença na vida de todos”, destaca Maria Augusta.

Chaniana Casagrande, aluna do TST do Barão Tapejara fez questão de agradecer aos bombeiros voluntários, a médica do trabalho, Dra. Andressa, além de destacar a parceria e coleguismo do grupo de alunos do TST do Barão de Erechim. Chaniana, junto com o colega de curso e bombeiro voluntários, Eder dos Santos, destacaram os conhecimentos vistos na teoria e colocados em prática. Segundo eles, o treinamento foi muito bom e proveitoso. "O treinamento fez com que o conhecimento visto de forma prática pudesse ser fixado e não será esquecido", diz Chaniana.

Para Maria Augusta, a oportunidade de interagir mais uma vez com os estudantes de Tapejara foi bastante proveitosa. “Nenhum grupo me acolheu da forma que fui acolhida em Tapejara, não existe palavras para agradecer a dedicação dos voluntários, e ainda mais os Alunos Bombeiros, que pareciam que nos conheciam há muito tempo. Tenho muito que agradecer aos colegas de Tapejara, lembrarei deste dia sempre que precisar em minha profissão”, ressalta a estudante.

O treinamento sobre brigada de incêndio, primeiros socorros e resgate em espaço confinado ocorreu das 8h30 às 22h50. Primeiramente, os estudantes participaram de uma revisão teórica, depois foram divididos em grupos para as simulações, agindo conforme as determinações das Normas Regulamentadoras e utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) corretamente.

“Esse treinamento é a base do curso técnico. No decorrer do curso os alunos viram a parte teórica, por exemplo, os tipos de extintores para os determinados tipos de fogo e puderam utilizar os extintores com os tipos de fogos, resgate na fumaça, como agir quando tem que evacuar uma área. O que fazer quando ocorre um acidente com vítima, como efetuar os primeiros socorros e como resgatar vítimas em espaço confinado”, explica a coordenadora dos cursos técnicos do Barão Clarice Ferrazzo.

Compartilhe